PUB

Fact-Checks

Beber leite causa pedras nos rins?

9 Ago 2023 - 11:19
falso

Beber leite causa pedras nos rins?

Beber pouca água, ter antecedentes familiares e consumir sal em excesso são fatores de risco para o aparecimento de pedras nos rins (termo popular para designar cálculos renais ou litíase renal). Mas terá fundamento científico a velha crença popular de que beber leite causa pedras nos rins?

É verdade que beber leite causa pedras nos rins?

Não, beber leite não causa pedras nos rins. Este é um mito antigo que tem origem num equívoco: o facto de o leite ser rico em cálcio e de alguns cálculos renais terem na sua composição oxalato de cálcio.

Vejamos: As pedras nos rins são massas sólidas que se formam quando certas substâncias presentes na urina se acumulam e cristalizam. Estas pedras podem ter diferentes composições, nomeadamente ácido úrico e oxalato de cálcio. No entanto, o consumo moderado de alimentos ricos em cálcio não é um fator de risco para desenvolver cálculos renais.

Aliás, o consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite, parecem ter um papel protetor contra a formação de pedras nos rins.

Num artigo publicado na Canadian Medical Association Journal sobre “Estratégias de prevenção de cálculos de oxalato de cálcio” escreve-se que “a evidência epidemiológica mostra uma relação inversa entre a ingestão de cálcio na dieta e as taxas de recorrência” de cálculos renais. Por outras palavras, uma maior ingestão de cálcio na alimentação parece estar relacionada com uma menor probabilidade de desenvolver pedras nos rins novamente.

Também num texto explicativo assinado pelo médico Howard E. LeWine e publicado na Harvard Health Publishing, o consumo de alimentos ricos em cálcio é apresentado como uma das estratégias para prevenir a formação de pedras nos rins.

Segundo a mesma fonte, “o cálcio proveniente da alimentação liga-se ao oxalato nos intestinos, diminuindo assim a quantidade de oxalato que é absorvida pela corrente sanguínea e depois excretada pelos rins”. 

PUB

Isto, lê-se no mesmo texto, “reduz a concentração de oxalato na urina, pelo que há menos hipóteses de este se ligar ao cálcio urinário”, o que “leva a uma diminuição do risco de pedras nos rins”.

O mito de que o leite causa pedras nos rins foi também desmontado pela nutricionista Catarina Custódio aquando da sua presença na rubrica “Viral” do programa “Casa Feliz” da SIC (uma parceria desta estação de televisão com o Viral Check). Pode ver o programa completo aqui.

PUB
falso

Categorias:

Alimentação

9 Ago 2023 - 11:19

Partilhar:

PUB